A vida de solteira pode ter muitos benefícios, mas a qualidade do sono talvez não seja um deles. Isso porque, de acordo com novos estudos, dormir com outra pessoa pode ser a chave para um sono melhor.
+ Não consegue dormir? Confira 10 hábitos que prejudicam seu sono
+ Como ter um sono melhor enfrentando os sintomas da menopausa
Uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas que dividem a cama com um(a) parceiro(a) ou cônjuge dormem melhor. Além disso, elas enfrentam menos risco de desenvolver problemas relacionados, como apneia do sono, do que pessoas que dormem sozinhas. Entenda com informações da “Slice”.
O estudo
A pesquisa tinha como objetivo entender como o sono afeta a saúde. Para isso, foram analisados questionários respondidos por 1.007 adultos que com perguntas relacionadas a compartilhamento de cama.
Tais perguntas incluíam questionamentos como quantas vezes por semana os participantes dividiam a cama com um(a) parceiro(a), um(a) filho(a), animais de estimação ou membros da família, bem como se dormiam sozinhos. Além disso, fatores que indicavam saúde do sono também foram analisados.
Dormir com outra pessoa pode ser a chave para um sono melhor
Em comunicado, os autores do estudo relataram que “aqueles que dividiam a cama com um(a) parceiro(a) na maioria das noites reportaram menos insônia severa e fadiga e mais tempo adormecidos do que aqueles que disseram que nunca dividiam a cama com um(a) parceiro(a)”.
Analogamente, pessoas que dividiam a cama com um interesse romântico relataram benefícios como adormecer mais rápido e dormir por mais tempo, bem como a já citada redução no risco de desenvolver apneia do sono.
Segundo a pesquisa, dormir com um(a) parceiro(a) pode favorecer o bem-estar mental e diminuir níveis de estresse, depressão e ansiedade. Também houve relatos de “maior suporte social e satisfação com a vida e relacionamento entre aqueles que compartilhavam a cama com o(a) parceiro(a)”, de acordo com o portal.